29ª Ordinária de 2025 da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura


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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 15/09/2025 - 20:10 Encerramento: 15/09/2025 - 23:08
Correspondências
Expedientes
Leitura diversas:

OFÍCIO CM N.º 651/25, em resposta ao Requerimento n.º 990/25, do vereador-presidente Danilo Ledo, de informações se consta no cronograma municipal a execução de recapeamento asfáltico, bem como a realização de limpeza nos terrenos situados na Rua Fernão Dias, entre a Rua Martin Afonso e a linha férrea.

A resposta é que será incluso no cronograma.


OFÍCIO CM N.º 668/25, em resposta ao Requerimento n.º 1036/25, do vereador-presidente Danilo Ledo, de informações se existe estudo em andamento ou possibilidade de criação de vagas exclusivas para carga e descarga na região central da cidade.

A resposta é que a área central se encontra sob concessão, todos os dispositivos devem ser criados em comum acordo com a concessionária.


OFÍCIO CM N.º 669/25, em resposta ao Requerimento n.º 1053/25, do vereador Victor Palhares, de informações quanto à necessidade de medidas de segurança na Rua Florianópolis, no Bairro Metrópole.

A resposta é que já houve apreciação do conselho e a medida adotada foi o aumento de 4 para 10 metros nos raios dos cruzamentos, com intuito de aumentar a visibilidade nesses locais.


OFÍCIO CM N.º 670/25, em resposta ao Requerimento n.º 1045/25, do vereador Juliano Bertolini, de informações sobre como está o planejamento, execução e investimento de iluminação da Avenida Natal Chiari no início da atual gestão.

A resposta é que será providenciado.


OFÍCIO CM N.º 671/25, em resposta ao Requerimento n.º 1049/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelos vereadores Edivaldo Caetano, de informações se há previsão para a instalação de bancos em frente ao Pronto Atendimento Municipal – PAM.

A resposta é que serão providenciados os dispositivos para melhor acomodação dos munícipes.


OFÍCIO CM N.º 672/25, em resposta ao Requerimento n.º 1028/25, do vereador Victor Palhares, de informações se há previsão para reparos e manutenção dos brinquedos do parque infantil localizado na Alameda Suíça.

A resposta é que serão encaminhados alguns profissionais ao local para verificar o que pode ser feito.


OFÍCIO CM N.º 673/25, em resposta ao Requerimento n.º 1048/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelos vereadores Edivaldo Caetano, de informações se já foi expedida notificação ao loteador responsável pelo Residencial São Paulo.

A resposta é que será verificada a solicitação e notificar o loteamento.


OFÍCIO CM N.º 674/25, em resposta ao Requerimento n.º 1052/25, do vereador Victor Palhares, de informações sobre a possibilidade de instalação de lombadas (redutores de velocidade) na Rua Edson da Silveira Campos, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Roosevelt e a Rua Duque de Caxias.

A resposta é que o dispositivo solicitado foi aprovado pelo Comutra e revalidado pela Administração. Informa que será instalado nos próximos 30 dias.


OFÍCIO CM N.º 675/25, em resposta ao Requerimento n.º 1046/25, do vereador Juliano Bertolini, de informações sobre a possibilidade de se abrir este ponto de ligação entre os bairros Paulo Vendramini e Portal dos Girassóis retirando o muro que lá se encontra ou se há algum impedimento legal para o status quo de se manter a construção.

A resposta é que será enviado engenheiro para verificar a viabilidade técnica caso não houver impedimento.


OFÍCIO CM N.º 676/25, em resposta ao Requerimento n.º 1041/25, do vereador Amilton Alencar, de informações quanto ao atendimento no Pronto Atendimento Municipal.

A resposta é que o PAM adota o Protocolo Manchester desenvolvido por Kevin Mackway Jones na década de 1990 que classifica os atendimentos da seguinte forma e cores:

Vermelho: será atendido na sala de emergência

Laranja: atendimento em até 10 minutos.

Amarelo: terá prioridade sobre os pacientes classificados como verde.

Verde: sem risco de morte imediato e será atendido após todos os pacientes classificados como vermelho, laranja ou amarelo.

Azul: quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social.


OFÍCIO CM N.º 677/25, em resposta ao Requerimento n.º 1051/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelo vereador Edivaldo Caetano, de informações se há previsão de recapeamento asfáltico ou, paliativamente, de operação tapa buracos na Rua Barão de Cotegipe.

A resposta é que será providenciado o tapa-buraco.


OFÍCIO CM N.º 678/25, em resposta ao Requerimento n.º 1054/25, do vereador Victor Palhares, de informações sobre a possibilidade de instalação de lombadas (redutores de velocidade) na Rua Magid Zacarias, no trecho que apresenta maior incidência de acidentes de trânsito.

A resposta é que será encaminhado ao Comutra para análise e posterior esclarecimento.


OFÍCIO CM N.º 679/25, em resposta ao Requerimento n.º 1022/25, do vereador Edivaldo Caetano, de informações se há previsão de providências quanto à recuperação das calçadas no entorno do Ginásio de Esportes Dovilho Moura.

A resposta é que se encontra em fase de planejamento das melhorias necessárias para o local.


OFÍCIO CM N.º 680/25, em resposta ao Requerimento n.º 1020/25, do vereador-presidente Danilo Ledo, de informações sobre quantos estagiários estão atualmente vinculados ao Poder Executivo Municipal.

A resposta é que são 95 estagiários e o valor mensal com base na folha de pagamento do mês de agosto/2025: R$ 68.442,54.


OFÍCIO CM N.º 681/25, em resposta ao Requerimento n.º 1029/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelo vereador Edivaldo Caetano, de informações sobre como tem sido feita a cobrança dos tributos municipais dos vendedores ambulantes, que vendem seus produtos de porta em porta, no município.

A resposta é que a tributação incidente sobre os vendedores ambulantes (MEI) é realizada de maneira centralizada pelo regime do Simples Nacional, não cabendo ao município cobrança direta adicional.


OFÍCIO CM N.º 683/25, em resposta ao Requerimento n.º 1085/25, do vereador Luis Cavalcante, de informações se a Prefeitura cederá os equipamentos de iluminação e som, assim como o local para realização das formaturas de final de ano nas escolas municipais.

A resposta é que dentro das possibilidades, será fornecida a infraestrutura para a realização dos eventos.


OFÍCIO CM N.º 684/25, em resposta ao Requerimento n.º 952/25, do vereador Edivaldo Caetano, subscrito pelo vereador Marcos da Cruz, de informações sobre quantas mudas de árvores existem atualmente no Viveiro Municipal, discriminando as espécies, quantas são frutíferas e quantas são nativas.

A resposta é que são 6.400 mudas, entre nativas e urbanas.


OFÍCIO CM N.º 685/25, em resposta ao Requerimento n.º 1074/25, do vereador Luis Cavalcante, de informações se a Prefeitura Municipal fez algum pagamento à empresa Recruta Brasil, que foi a responsável pela condução do processo seletivo da saúde, realizado no dia 24 de agosto de 2025.

A resposta é que não houve nenhum pagamento à referida empresa tendo em vista o tipo de contratação que foi realizada (Pregão Eletrônico 036/2025).


OFÍCIO CM N.º 686/25, em resposta ao Requerimento n.º 1062/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelo vereador Edivaldo Caetano, de informações se os dezesseis aprovados no concurso de motorista já foram convocados para assumir o cargo.

A resposta é que até o presente momento foram convocados 11 (onze) candidatos aprovados, sendo que as próximas convocações serão realizadas conforme a disponibilidade orçamentária do município e necessidade das secretarias.


OFÍCIO CM N.º 687/25, em resposta ao Requerimento n.º 1061/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelo vereador Edivaldo Caetano, de informações se há possibilidade de realizar reforma, incluindo pintura e limpeza, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, onde funcionam projetos municipais.

A resposta é que o município busca manter todos os prédios públicos, porém no respectivo caso será analisada a disponibilidade orçamentária.


OFÍCIO CM N.º 688/25, em resposta ao Requerimento n.º 1075/25, do vereador Juliano Bertolini, de informações sobre recapeamento de trecho da Rua Princesa Isabel entre as ruas João Vendramini e avenida Presidente Vargas.

A resposta é que a Administração busca a conveniência orçamentária para a realização da obra.


OFÍCIO CM N.º 689/25, em resposta ao Requerimento n.º 1081/25, do vereador Rodrigo Parra, de informações sobre quando está previsto o início do recapeamento das ruas do Residencial São Cristóvão.

A resposta é que os projetos estão prontos e aguardando o posicionamento da Caixa para iniciar a obra.


OFÍCIO CM N.º 690/25, em resposta ao Requerimento n.º 1067/25, do vereador Lourival Alves, de informações se consta no cronograma a substituição das lâmpadas a vapor por lâmpadas de LED na Rua Santa Ana, no Residencial São Cristóvão.

A resposta é que será incluso no cronograma.


OFÍCIO CM N.º 691/25, em resposta ao Requerimento n.º 1080/25, do vereador Rodrigo Parra, de informações sobre qual estágio se encontra o projeto para instalação de drenagem de águas pluviais e pavimentação da Viela União.

A resposta é que o projeto foi feito e o orçamento está sob análise e ajustes.


OFÍCIO CM N.º 692/25, em resposta ao Requerimento n.º 1086/25, do vereador Luis Cavalcante, de informações se a Prefeitura está tomando alguma providência com relação ao elevado número de acidentes de trânsito que têm ocorrido no município.

A resposta é que a prefeitura realiza neste mês campanha de trânsito em todas as escolas e cumprindo a agenda anual da Campanha de Trânsito.


OFÍCIO CM N.º 693/25, em resposta ao Requerimento n.º 1073/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelo vereador Edivaldo Caetano, de informações se há possibilidade de substituição do telhado do escritório do Cemitério Municipal.

A resposta é que prefeitura busca a conveniência orçamentária para a realização da obra.


OFÍCIO CM N.º 694/25, em resposta ao Requerimento n.º 1068/25, do vereador Lourival Alves, de informações qual o prazo necessário para instalação de um redutor de velocidade na Rua Edson da Silveira Campos, altura do nº 2.300, esquina com a Rua Caramuru.

A resposta é que a solicitação foi apreciada pelo Comutra no dia 02/07/2025 e o conselho indeferiu o pedido.


OFÍCIO CM N.º 695/25, em resposta ao Requerimento n.º 1110/25, do vereador Victor Palhares, de informações se o Poder Executivo tem adotado medidas de fiscalização e notificação às empresas que vêm fixando propagandas em postes de iluminação pública no município.

A resposta é que foi encaminhada a notificação n.º 3309/25 à empresa responsável, para que seja observada a Lei Complementar n.º 050, de 17 de outubro de 1995 (Código de Posturas) e providenciada a remoção dos anúncios. A sanção prevista para o descumprimento está detalhada no Decreto n.º 4006/1997, que estabelece a aplicação de multa no valor de 10 UFMs.


OFÍCIO CM N.º 696/25, em resposta ao Requerimento n.º 1105/25, do vereador Luis Cavalcante, de informações se o Poder Executivo já notificou a empresa Recrutamento Brasil, responsável pela realização do processo seletivo da saúde, quanto ao pagamento dos colaboradores envolvidos na execução do referido certame.

A resposta é que a Administração procedeu à notificação formal da empresa Recrutamento Brasil, solicitando esclarecimentos e providências quanto ao pagamento dos colaboradores envolvidos.


OFÍCIO CM N.º 697/25, em resposta ao Requerimento n.º 1076/25, do vereador Juliano Bertolini, de informações se implantar atividades físicas nas praças públicas através de contratação de profissionais educadores físicos para que a população pudesse participar de atividades físicas e assim intensificar a melhora na qualidade de vida.

A resposta é que está em fase de planejamento para a contratação de profissionais de educação física, com atuação prevista a partir de 2026.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - Requerimento nº 1122 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento do Senhor Sidnei Ferreira Gomes, ocorrido em 09 de setembro de 2025.
Incluído na Pauta
2 - Requerimento nº 1123 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da Senhora Iolanda Augusta de Oliveira Vendrami, ocorrido em 09 de setembro de 2025.
Incluído na Pauta
3 - Requerimento nº 1144 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Amanço da Silva, ocorrido em 14 de setembro de 2025.
Incluído na Pauta
4 - Requerimento nº 1145 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da Senhora Angélica Maria da Conceição, ocorrido em 15 de setembro de 2025.
Incluído na Pauta
5 - Requerimento nº 1114 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há previsão no cronograma municipal para recapeamento asfáltico na Alameda Inglaterra. Referida via possui grande importância para a mobilidade urbana, uma vez que serve de acesso ao Supermercado Big Mart, ao Residencial Aroeiras e à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. Entretanto, o atual estado de conservação do pavimento, marcado por diversos buracos, tem comprometido a segurança e a fluidez do tráfego, gerando transtornos à população e aumentando o risco de acidentes.
Incluído na Pauta
6 - Requerimento nº 1115 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há previsão no cronograma municipal para execução de limpeza na praça do Bairro João Vendramin, localizada na Rua Osvaldo Paulino dos Santos, esquina com a Rua Monteiro Lobato. Esta solicitação justifica-se pela importância da manutenção adequada dos espaços públicos, que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Incluído na Pauta
7 - Requerimento nº 1116 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe: • Há previsão para instalação de placa sinalizando o sentido proibido de trânsito, na confluência da Rua Martin Afonso com a Rua Brasil? Justifica-se a solicitação diante do fato de que a Rua Brasil possui, naquele trecho, sentido único de circulação, e a ausência de sinalização adequada tem gerado confusão entre os condutores, resultando em tráfego na contramão, com riscos à segurança viária, conforme foto em anexo.
Incluído na Pauta
8 - Requerimento nº 1117 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma a limpeza do terreno localizado ao lado do Centro de Convivência do Idoso – CCI, abrangendo tanto a calçada quanto a área verde. Justifica-se o pedido em razão do acúmulo de folhas secas e galhos no local, o que, aliado ao clima seco predominante, aumenta significativamente o risco de incêndios, colocando em perigo a segurança da comunidade e do próprio equipamento público.
Incluído na Pauta
9 - Requerimento nº 1118 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há previsão de plantio de árvores ao redor do Ginásio de Esportes Dovilho Moura. Justifica-se o pedido considerando que algumas árvores anteriormente existentes no local foram retiradas e, até o momento, não houve reposição, o que compromete a arborização urbana.
Incluído na Pauta
10 - Requerimento nº 1119 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe quanto foi gasto, nos últimos 8 (oito) meses, com o caminhão pertencente à frota municipal, identificado pelo número 229. Solicitamos, ainda, o envio de cópias dos orçamentos e das respectivas notas fiscais dos serviços executados e pagos no referido período.
Incluído na Pauta
11 - Requerimento nº 1120 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe: • Há algum estudo em andamento visando à concessão de abono natalino aos servidores municipais no final do presente ano? Justifica-se o questionamento tendo em vista a proximidade do período natalino, restando aproximadamente 90 (noventa) dias para o Natal, o que torna oportuno o planejamento e a eventual previsão orçamentária para tal finalidade.
Incluído na Pauta
12 - Requerimento nº 1121 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe: • Qual o índice atual da folha de pagamento com relação ao orçamento municipal? Tal informação é relevante para fins de acompanhamento da gestão fiscal, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente quanto ao limite prudencial de despesas com pessoal.
Incluído na Pauta
13 - Requerimento nº 1124 de 2025
Processo: -
Autor: Lourival Alves
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma a limpeza da calçada e a troca de uma grade de bueiro que está quebrada na praça localizada na Rua Bolívia, proximidades do nº 871. A realização da limpeza e a substituição da grade são medidas essenciais para garantir a segurança, a conservação do espaço público e o bem-estar da comunidade.
Incluído na Pauta
14 - Requerimento nº 1125 de 2025
Processo: -
Autor: Lourival Alves
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há estudos ou previsão para instalação de sistema de irrigação de grama na Praça Rotary. A implantação de sistema de irrigação facilitaria a manutenção do gramado e das árvores da praça, garantindo maior conservação da área verde, eficiência no uso de recursos hídricos e melhor aproveitamento do espaço por parte dos munícipes, visto que se trata de um local de grande frequência popular.
Incluído na Pauta
15 - Requerimento nº 1126 de 2025
Processo: -
Autor: Lourival Alves
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há possibilidade de instalação de um redutor de velocidade na Avenida Alcides Chacon Couto, nas proximidades do cruzamento com a Rua Paraná. O trecho apresenta grande declive, o que favorece o excesso de velocidade por parte dos motoristas. Ademais, há uma borracharia no local onde caminhões costumam estacionar, prejudicando a visibilidade do cruzamento e aumentando o risco de acidentes. A instalação de redutor de velocidade contribuiria significativamente para a segurança viária e proteção de pedestres e condutores.
Incluído na Pauta
16 - Requerimento nº 1127 de 2025
Processo: -
Autor: Lourival Alves
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há previsão de melhorias na Praça dos Estudantes, como: troca das lâmpadas queimadas do monumento da praça por lâmpadas de LED, assim como troca das lâmpadas do poste de iluminação pública por lâmpadas de LED. A modernização da iluminação da praça contribuirá para maior segurança, valorização do espaço público e melhor aproveitamento da área por parte da comunidade.
Incluído na Pauta
17 - Requerimento nº 1128 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Rossetti Parra
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, informações sobre o programa Bolsa Atleta, a saber: 1. Qual a quantidade de bolsas que está sendo disponibilizada? 2. Quais são os critérios para a concessão do benefício? 3. A renda familiar é considerada para a obtenção do benefício? 3.1. Em caso negativo, há a possibilidade de estabelecer mecanismos que beneficiem atletas provenientes de famílias de baixa renda? 4. Enviar a lista dos beneficiários, incluindo o prazo de vigência inicial e final de cada bolsa.
Incluído na Pauta
18 - Requerimento nº 1129 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há possibilidade de instalar um obstáculo redutor de velocidade na Avenida Ernesto Scardovelli. Trata-se da via de acesso aos bairros Sol Nascente I e II, onde muitos motoristas desrespeitam o limite máximo de velocidade, elevando o risco de acidentes e atropelamentos.
Incluído na Pauta
19 - Requerimento nº 1130 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há previsão para poda das árvores no trecho da Rua Fagundes Varela, onde houve o retorno da realização da feira livre do Jardim Brasilândia. A poda das árvores é necessária para garantir melhor iluminação da via, favorecer a realização da feira e proporcionar condições adequadas de segurança pública aos moradores e frequentadores do local.
Incluído na Pauta
20 - Requerimento nº 1131 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há possibilidade de instalação de um cavalete de água no Sistema de Lazer na Rua Olímpica, ao lado da Delegacia Seccional. A instalação do cavalete de água permitirá que os moradores realizem a manutenção da área de lazer com maior facilidade, contribuindo para a conservação do espaço e o bem-estar da comunidade.
Incluído na Pauta
21 - Requerimento nº 1132 de 2025
Processo: -
Autor: Amilton Aires de Alencar
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe, no prazo regimental vigente, com relação aos precatórios atualmente existentes em nome do Município: 1. Qual o valor total atualizado dos precatórios pendentes de pagamento pela Prefeitura Municipal? 2. A relação atualizada dos precatórios expedidos contra o Município, com indicação do tipo de ações que originaram tais precatórios (trabalhista, tributárias, desapropriações, indenizatórias, etc); valor atualizado de cada um e ano de origem. 3. Qual a previsão de quitação desses precatórios, discriminando os prazos de vencimento? 4. Se existe acordos em andamento ou previsão de acordo para quitação antecipada, obedecida a ordem cronológica. 5. Qual o orçamento anual destinado ao pagamento de precatórios pelo Município nos últimos 4 (quatro) anos?
Incluído na Pauta
22 - Requerimento nº 1133 de 2025
Processo: -
Autor: Juliano Brito Bertolini
Turno:
Requeiro, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, o registro em ata dos trabalhos desta Sessão de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES aos alunos da Escola Professora Julieta Guedes de Mendonça que conquistaram o primeiro lugar na categoria júnior com o projeto intitulado Eletrocity. O referido projeto, apresentado no evento promovido pelo Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), consiste em um modelo de cidade inteligente, com sensor de alagamento, semáforo, sensor de inclinação, sinal escolar e porta sensorial, demonstrando criatividade, domínio tecnológico e compromisso com soluções inovadoras para os desafios urbanos contemporâneos.
Incluído na Pauta
23 - Requerimento nº 1134 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, o registro em ata dos trabalhos desta Sessão de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES pelo 13º Imin Fest, realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, nas dependências da Associação Dracenense de Esportes e Cultura – ADEC.
Incluído na Pauta
24 - Requerimento nº 1135 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, o registro em ata dos trabalhos desta Sessão de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES ao Distrito de Jaciporã, que neste ano celebra seus 87 anos de fundação.
Incluído na Pauta
25 - Requerimento nº 1136 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, o registro em ata dos trabalhos desta Sessão de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES pelo evento “Mega Feirão de Seminovos”, realizado nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, no Recinto da Fapidra.
Incluído na Pauta
26 - Requerimento nº 1137 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, o registro em ata dos trabalhos desta Sessão de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES à Unifadra Dracena, pela realização da Semana da Psicologia, promovida entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro de 2025. O evento reuniu acadêmicos, profissionais e convidados em uma programação diversificada, que contou com rodas de conversa, palestras, lançamento de livro e importantes reflexões sobre os diferentes campos de atuação do psicólogo.
Incluído na Pauta
27 - Requerimento nº 1138 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, o registro em ata dos trabalhos desta Sessão de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES à Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Assuntos Viários, em parceria com a Polícia Militar, pela realização de palestras e dinâmicas educativas voltadas aos alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino, em alusão à Semana Nacional do Trânsito 2025, que ocorre entre os dias 18 a 25 de setembro, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Incluído na Pauta
28 - Requerimento nº 1139 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, informações sobre a possibilidade de destinar integralmente os recursos a serem devolvidos pela Câmara Municipal de Dracena no final do exercício de 2025 para compor a verba necessária à concessão da cesta natalina aos servidores públicos municipais.
Incluído na Pauta
29 - Requerimento nº 1140 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, o registro em ata dos trabalhos desta Sessão de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES à Prefeitura de Dracena, por meio dos setores de Fiscalização Tributária e Vigilância Sanitária, e às Polícias Militar e Civil, pelo excelente trabalho realizado na tarde da última quarta-feira, dia 10, durante a fiscalização de estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis e sucatas na cidade.
Incluído na Pauta
30 - Requerimento nº 1141 de 2025
Processo: -
Autor: Lourival Alves
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há previsão para atendimento ao pedido de pavimentação do passeio público na Rua Ipiranga, nas proximidades da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), conforme solicitado anteriormente por este vereador, através da Indicação nº 485/2025.
Incluído na Pauta
31 - Requerimento nº 1142 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se há possibilidade de serem instaladas lâmpadas de LED no parquinho do bairro Sol Nascente. A solicitação tem como objetivo melhorar as condições de uso do parquinho localizado no bairro Sol Nascente, especialmente no período noturno. A instalação de lâmpadas de LED nesse espaço contribuirá para aumentar a segurança dos frequentadores, inibindo atos de vandalismo e promovendo um ambiente mais acolhedor para as crianças e suas famílias.
Incluído na Pauta
32 - Requerimento nº 1143 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, o registro em ata dos trabalhos desta Sessão de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES pelo evento realizado na Câmara Municipal de Dracena, que contou com a presença de Marcelo Strama, Diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, pasta comandada pelo Ministro Márcio França.
Incluído na Pauta
33 - Indicação nº 625 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Rossetti Parra
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine a instalação de postes com iluminação de LED no trecho da Rua Natal Chiari localizado nos fundos do Centro Olímpico, bem como a substituição das lâmpadas de iodo já existentes por luminárias de LED em toda a extensão da referida via. Tal medida visa melhorar a segurança e a visibilidade no local, beneficiando os moradores e frequentadores da região.
Incluído na Pauta
34 - Indicação nº 626 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Rossetti Parra
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine a troca das lâmpadas de iodo por lâmpadas de LED no entorno da EMEI Prof.ª Magda Tonello Pedro Lemos e da EMEFI Prof. Moacir Simardi. A medida atende a solicitações dos profissionais das unidades escolares e visa proporcionar melhor iluminação, segurança e conforto para alunos, servidores e comunidade.
Incluído na Pauta
35 - Indicação nº 627 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Rossetti Parra
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine a troca das lâmpadas de iodo por lâmpadas de LED na Rua Roberval de Almeida, cruzamento com a Rua Maurício Ramalho, no bairro Frei Moacir I. O local apresenta dois postes com lâmpadas queimadas, cuja substituição por lâmpadas de LED proporcionará iluminação mais moderna, eficiente e segura para pedestres e motoristas da região.
Incluído na Pauta
36 - Indicação nº 628 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Rossetti Parra
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine a poda de árvore localizada na Rua São Paulo, altura do nº 743. A copa da referida árvore está encobrindo a iluminação pública, gerando escuridão no local e favorecendo a ocorrência de atividades ilícitas, como o consumo de entorpecentes. Tal situação causa preocupação entre os moradores, especialmente no que se refere à segurança pública.
Incluído na Pauta
37 - Indicação nº 629 de 2025
Processo: -
Autor: Juliano Brito Bertolini
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine a troca das lâmpadas atuais para lâmpadas de LED da Rua Leonor Gonçalves Pereira, no bairro Vitória Regia. A medida visa melhorar a qualidade da iluminação pública, proporcionando maior segurança aos moradores e contribuindo para a eficiência energética no município.
Incluído na Pauta
38 - Indicação nº 630 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que seja analisada a possibilidade de aumentar o valor do repasse destinado às entidades assistenciais do município de Dracena, levando em consideração a relevância social e comunitária dos serviços prestados por essas instituições.
Incluído na Pauta
39 - Indicação nº 631 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, juntamente com o setor competente, que providencie a limpeza e manutenção do Cemitério Municipal, bem como verifique a possibilidade de realizar um mutirão, envolvendo servidores municipais e voluntários da comunidade, a fim de agilizar os serviços e preservar a dignidade do local.
Incluído na Pauta
40 - Indicação nº 632 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, por meio do setor competente, que providencie a substituição imediata da bandeira do Brasil que se encontra rasgada na Praça Arthur Pagnozzi, garantindo assim a preservação do respeito aos símbolos nacionais. Solicita-se, ainda, que seja verificada a manutenção periódica das bandeiras em todos os órgãos públicos do município, a fim de evitar situações semelhantes. A bandeira nacional é símbolo maior de nossa pátria e deve ser mantida em perfeito estado de conservação em todos os espaços públicos. A preservação da bandeira é uma demonstração de respeito à nação e aos valores cívicos, sendo fundamental para a educação cívica da população e a valorização dos símbolos nacionais.
Incluído na Pauta
41 - Indicação nº 633 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, juntamente com o setor competente, que providencie com urgência, a reforma e manutenção da área de lazer "Rafael Xavier", localizada na praça do Bairro João Vendramini.
Incluído na Pauta
42 - Indicação nº 634 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, por meio do setor competente, que estude e implemente a oferta de cursos de beleza e cuidados pessoais voltados para mulheres, homens e jovens, com o objetivo de capacitar os participantes para o mercado de trabalho e promover o desenvolvimento de habilidades profissionais e autoestima. Investir em cursos de capacitação na área da beleza contribui para a geração de oportunidades de emprego, empreendedorismo e valorização pessoal. Esses cursos possibilitam que a população adquira conhecimentos práticos e teóricos, promovendo inclusão social, desenvolvimento econômico e fortalecimento da autoestima dos participantes.
Incluído na Pauta
43 - Indicação nº 635 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, juntamente com o setor competente, que providencie a manutenção e a substituição das lâmpadas da área de lazer da academia localizada no Bairro Parque Dracena, garantindo adequada iluminação para a prática de atividades físicas e lazer, promovendo segurança e conforto aos frequentadores.
Incluído na Pauta
44 - Indicação nº 636 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, por meio do setor competente, que promova, no mês de outubro, um mutirão de exames voltado à saúde da mulher, em alusão ao Outubro Rosa.
Incluído na Pauta
45 - Indicação nº 637 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, por meio do setor competente, que entre em contato com a instituição financeira Sicoob para viabilizar a instalação de um relógio público em local de destaque na cidade.
Incluído na Pauta
46 - Indicação nº 638 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, juntamente com o setor competente, que provisione um estudo para a instalação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Assuntos Viários no antigo prédio do Tiro de Guerra, localizado na região central de Dracena, visando à melhoria do atendimento à população e à economia de recursos públicos, uma vez que com a mudança a Prefeitura deixará de gastar com aluguel.
Incluído na Pauta
47 - Indicação nº 639 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, por meio do setor competente, que providencie a instalação de lâmpadas LED na Rua Olavo Bilac, no Jardim Vera Cruz.
Incluído na Pauta
48 - Indicação nº 640 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, por meio do setor competente, que estude a possibilidade de viabilizar o fornecimento de lanches para os pacientes que precisam se deslocar para Presidente Prudente e outras cidades para realização de exames, consultas e tratamentos médicos.
Incluído na Pauta
49 - Indicação nº 641 de 2025
Processo: -
Autor: Lourival Alves
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente a realização de limpeza das calçadas, especialmente próximo às guias de sarjeta, assim como a instalação de iluminação de led, na praça localizada na Rua Bolívia, esquina com a Rua das Amoreiras.
Incluído na Pauta
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Projeto de Lei Complementar nº 17 de 2025
Processo: -
Autor: Poder Executivo - Prefeito(a)
Turno:
Dispõe sobre a revogação da Lei Complementar nº 556/2022, conforme especifica. (área urbana, matrícula 27.816, do CRI de Dracena)
Não informada
2 - Projeto de Lei Complementar nº 18 de 2025
Processo: -
Autor: Poder Executivo - Prefeito(a)
Turno:
Dispõe sobre alterações na Lei Complementar nº 291/2008 (Plano Diretor) e dá outras providências
Não informada
3 - Projeto de Lei Complementar nº 20 de 2025
Processo: -
Autor: Poder Executivo - Prefeito(a)
Turno:
Dispõe sobre transformação de área rural para área urbana, conforme especifica. (Matrícula nº 17.159, do Cartório de Registro de Imóveis de Dracena/SP)
ATA CFO - Documento Acessório
4 - Projeto de Lei Complementar nº 21 de 2025
Processo: -
Autor: Poder Executivo - Prefeito(a)
Turno:
Dispõe sobre desafetação de bens imóveis e autorização para venda dos mesmos e dá outras providências
Não informada