25ª Ordinária de 2025 da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura


Impressão PDF
Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 18/08/2025 - 20:00 Encerramento: 18/08/2025 - 22:22
Correspondências
Expedientes
Leitura diversas:

OFÍCIO CM N.º 569/25, em resposta ao Requerimento n.º 896/25, do vereador Victor Palhares, de informações se há análise técnica quanto à viabilidade, segurança e impacto no tráfego local da Rua Brasil e da Rua Tenente Antero Contrera em vias de sentido único de circulação, com a devida alteração nos fluxos de tráfego.

A resposta é que a solicitação será encaminhada ao Comutra.


OFÍCIO CM N.º 570/25, em resposta ao Requerimento n.º 925/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelos vereadores Eduardo Palma e Edivaldo Caetano, de informações se há previsão ou estudo para inclusão do bairro Florindo Tabachi no itinerário do ônibus circular do município.

A resposta é que sim e que está sendo avaliada também a viabilidade financeira para a referida inclusão.


OFÍCIO CM N.º 571/25, em resposta ao Requerimento n.º 924/25, do vereador Luis Cavalcante, de informações se existe alguma central de ouvidoria para os servidores do município fazerem denúncias quanto à perseguição e assédio moral por parte de diretores e secretários municipais.

A resposta é que a Prefeitura já dispõe de uma ouvidoria geral, assim, a implantação de um canal de ouvidoria destinado especificamente aos servidores, será objeto de análise técnica e jurídica.


OFÍCIO CM N.º 572/25, em resposta ao Requerimento n.º 908/25, do vereador Edivaldo Caetano, subscrito pelos vereadores Eduardo Palma e Marcos da Cruz, de informações se os laudos periciais de insalubridade dos servidores municipais já foram concluídos.

A resposta é que os laudos periciais já se encontram devidamente conclusos.


OFÍCIO CM N.º 573/25, em resposta ao Requerimento n.º 923/25, do vereador Rodrigo Parra, de informações referentes à eventual contratação de empresa especializada em controle de pragas urbanas e limpeza de caixas d’água.

A resposta é que foi realizado o Pregão Eletrônico 53/2025 – Processo 153/2025, valor estimado R$ 139.056,51, valor contratado R$ 21.970,1905. Todos os documentos referentes ao processo estão disponíveis no site da prefeitura.


OFÍCIO CM N.º 574/25, em resposta ao Requerimento n.º 906/25, do vereador Edivaldo Caetano, subscrito pelos vereadores Eduardo Palma e Marcos da Cruz, de informações se há previsão para recapeamento asfáltico na Avenida Nogueira, nas proximidades da EMEFI Amador Franco da Silveira, no distrito de Jamaica.

A resposta é que o município não possui previsão orçamentária para execução da obra, e aguarda conveniência para elaboração do projeto.


OFÍCIO CM N.º 575/25, em resposta ao Requerimento n.º 904/25, do vereador Lourival Alves, de informações se consta no cronograma de obras da Administração a previsão de execução de recapeamento asfáltico na Rua João Ottoboni, especificamente no trecho situado nos fundos da antiga base da Polícia Rodoviária.

A resposta é que o município não possui previsão orçamentária para execução da obra, e aguarda conveniência para elaboração do projeto.


OFÍCIO CM N.º 576/25, em resposta ao Requerimento n.º 913/25, do vereador Luis Cavalcante, de informações sobre quais medidas estão sendo adotadas pela Administração para a ampliação do Cemitério Municipal.

A resposta é que estão sendo feitas permutas das áreas atrás do cemitério para ampliação.


OFÍCIO CM N.º 577/25, em resposta ao Requerimento n.º 918/25, do vereador Eduardo Palma, subscrito pelos vereadores Marcos da Cruz e Edivaldo Caetano, de informações qual o cronograma de trocas de lâmpadas da iluminação pública para LED.

A resposta é que o município não possui os dispositivos necessários para troca de todo o parque, sendo efetuado pontualmente de acordo com critério técnico de iluminação pública.


OFÍCIO CM N.º 578/25, em resposta ao Requerimento n.º 907/25, do vereador Edivaldo Caetano, subscrito pelos vereadores Eduardo Palma e Marcos da Cruz, de informações se há previsão para a troca das lâmpadas a vapor por lâmpadas de LED no bairro São Francisco, Vila Lucélia e bairros vizinhos.

A resposta é que o município não possui o quantitativo necessário para troca em todos os bairros, sendo efetuado pontualmente de acordo com critério técnico de iluminação pública.


OFÍCIO CM N.º 579/25, em resposta ao Requerimento n.º 912/25, do vereador Luis Cavalcante, de informações sobre qual o prazo necessário para a realização de reparos na iluminação pública da praça localizada na Rua Irineu Mainente, ao lado do nº 96, no Jardim Brasilândia.

A resposta é que será incluso no cronograma.


OFÍCIO CM N.º 581/25, em resposta ao Requerimento n.º 927/25, do vereador Victor Palhares, de informações se já foi realizado algum tipo de censo municipal ou levantamento diagnóstico para identificar o número de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Dracena.

A resposta é que o município está atualmente realizando um levantamento detalhado dos dados relacionados à quantidade de pessoas diagnosticadas ou em fase de avaliação para TEA.


OFÍCIO CM N.º 582/25, em resposta ao Requerimento n.º 887/25, do vereador-presidente Danilo Ledo, de informações se a Prefeitura dispõe de profissional do ramo de gerontologia em seu quadro funcional.

A resposta é que o município não possui cargos de gerontologia previstos em seu quadro funcional.


OFÍCIO CM N.º 585/25, em resposta ao Requerimento n.º 951/25, do vereador Milton Polon, de envio dos comprovantes de depósito bancário no valor de 5% mensalmente da arrecadação total do sistema de Zona Azul para “implantação e manutenção de sinalização de trânsito”.

Em resposta, foi encaminhada cópia de defesa prévia da empresa em face de notificação de eventual rescisão contratual.


OFÍCIO CM N.º 586/25, em resposta ao Requerimento n.º 917/25, dos vereadores Eduardo Palma, subscrito pelos vereadores Marcos da Cruz e Edivaldo Caetano, de informações sobre qual o gasto médio mensal com materiais de consumo, salários, contas fixas do Pronto Atendimento Municipal – PAM.

A resposta é que os dados solicitados no requerimento se encontram no site da prefeitura no portal da transparência.


OFÍCIO CM N.º 587/25, em resposta ao Requerimento n.º 945/25, do vereador Edivaldo Caetano, subscrito pelos vereadores Eduardo Palma e Marcos da Cruz, de informações se há disponibilidade de soro antiescorpiônico no Pronto Atendimento Municipal de Dracena.

A resposta é que o PAM possui soro antiescorpiônico.


OFÍCIO CM N.º 588/25, em resposta ao Requerimento n.º 963/25, do vereador Juliano Bertolini, de informações sobre quanto foi investido para a construção das estátuas afixadas nas praças Arthur Pagnozzi e Manoel Gonçalves Galeno.

A resposta é que foram investidos com recursos próprios:

- Praça Arthur Pagnozzi: R$ 152 mil

- Praça Manoel Gonçalves Galeno: R$ 185 mil


OFÍCIO CM N.º 590/25, em resposta ao Requerimento n.º 930/25, do vereador Edivaldo Caetano, subscrito pelos vereadores Eduardo Palma e Marcos da Cruz, de informações com relação ao Centro de Convivência do Idoso – CCI.

A resposta é que no CCI são oferecidas as atividades de Oficinas de Artesanato e Oficina Intergeracional, atividades físicas, oficina de pintura, oficina de informática básica.


OFÍCIO CM N.º 591/25, em resposta ao Requerimento n.º 882/25, do vereador-presidente Danilo Ledo, de informações se consta no cronograma a realização de manutenção no campo de futebol de grama sintética da Área de lazer Donizeti Pimenta Pessoa, no Parque Dracena.

A resposta é que a empresa responsável pela obra foi devidamente notificada, tendo em vista que o local se encontra em período de garantia.


OFÍCIO CM N.º 592/25, em resposta ao Requerimento n.º 964/25, do vereador Juliano Bertolini, de informações sobre quais atividades esportivas estão sendo desenvolvidas nas salas esportivas no Ginásio Dovilho Moura.

A resposta é que estão sendo desenvolvidas diversas atividades esportivas que atendem a diferentes públicos e faixas etárias, incluindo Vôlei Adaptado (para a melhor idade), futsal (masculino e feminino), basquete, karatê, treinamento funcional, academia de musculação, zumba e ritmos.


OFÍCIO CM N.º 593/25, em resposta ao Requerimento n.º 921/25, do vereador Marcos da Cruz, subscrito pelos vereadores Eduardo Palma e Edivaldo Caetano, de informações se há programação para realização de campeonato amador de futebol ‘society’ em Dracena.

A resposta é que sim, há previsão de realização de competições. No entanto, o início das competições está condicionado à finalização do processo de licitação para contratação de arbitragem.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - Requerimento nº 975 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Du Palma, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da Senhora Márcia do Carmo Bernardino, ocorrido em 11 de agosto de 2025.
Incluído na Pauta
2 - Requerimento nº 998 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Du Palma, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da Senhora Eunice Feliciano, ocorrido em 13 de agosto de 2025.
Incluído na Pauta
3 - Requerimento nº 1000 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Du Palma, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento do Senhor Luís Antônio da Silva Geronimo, ocorrido em 14 de agosto de 2025.
Incluído na Pauta
4 - Requerimento nº 1006 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Du Palma, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da Senhora Justina de Castro Cardoso, ocorrido em 15 de agosto de 2025.
Incluído na Pauta
5 - Requerimento nº 1007 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Du Palma, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da Senhora Vera Lúcia, ocorrido em 15 de agosto de 2025.
Incluído na Pauta
6 - Requerimento nº 1008 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Du Palma, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento do Senhor Ronaldo Costa, ocorrido em 16 de agosto de 2025.
Incluído na Pauta
7 - Requerimento nº 1009 de 2025
Processo: -
Autores: Rodrigo Castilho Soares, Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Du Palma, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento do Senhor Antônio Cará, ocorrido em 16 de agosto de 2025.
Incluído na Pauta
8 - Requerimento nº 1010 de 2025
Processo: -
Autor: Rodrigo Castilho Soares
Turno:
Requeremos, de acordo com o Regimento Interno desta Egrégia Casa de Leis, ouvido o Douto Plenário, o registro em Ata dos trabalhos desta Sessão de Voto de Profundo Pesar pelo falecimento da Senhora Rita Ribeiro da Silva, ocorrido em 16 de agosto de 2025.
Incluído na Pauta
9 - Requerimento nº 974 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Requeiro ao Senhor Presidente, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário o envio de ofício ao Presidente da Emdaep, solicitando as seguintes informações: 1. Considerando a informação obtida via Ofício nº 149/2025, em resposta ao Requerimento nº 905/2025, qual é a lei que dá direito ao Assessor Jurídico com relação ao horário de trabalho diferenciado? 2. Enviar cópia do edital do respectivo concurso.
Incluído na Pauta
10 - Requerimento nº 976 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma de obras a pavimentação asfáltica da Viela União, no Bairro Emílio Zanatta. Aquela via é uma das poucas ainda não pavimentadas do município, sendo a referida obra de grande importância para a qualidade de vida dos moradores.
Incluído na Pauta
11 - Requerimento nº 977 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma a substituição da placa de trânsito que indica sentido único de direção localizada no poste da esquina da Rua Aristides Zanoni, com a Rua das Grevíleas, nas proximidades do Colégio DASK.
Incluído na Pauta
12 - Requerimento nº 978 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe: Há possibilidade de transferir as secretarias que estão instaladas em prédios alugados para o prédio do antigo Tiro de Guerra? A mudança gerará economia de recursos, sendo possível investi-los na saúde pública.
Incluído na Pauta
13 - Requerimento nº 979 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe: • Há possibilidade de admissão de mais 2 (dois) motoristas para o setor de obras do município? Atualmente há uma defasagem no quadro de funcionários, o que prejudica a execução dos serviços públicos e sobrecarrega os servidores atualmente em exercício.
Incluído na Pauta
14 - Requerimento nº 980 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, juntamente com a Secretaria de Educação, informações a saber: 1. Quando foi realizada a última compra de utensílios para as cozinhas das escolas municipais? Pois há diversas reclamações sobre a falta desses utensílios.
Incluído na Pauta
15 - Requerimento nº 981 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma a troca das lâmpadas a vapor por lâmpadas de LED em toda extensão da Rua Fagundes Varela, no Jardim Brasilândia.
Incluído na Pauta
16 - Requerimento nº 982 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe acerca da atual situação e das medidas que vêm sendo adotadas para viabilizar o retorno da tradicional feira-livre que, por longo período, foi realizada no Jardim Brasilândia, constituindo-se em importante espaço de convivência comunitária, incentivo ao comércio local e valorização dos produtores da nossa cidade.
Incluído na Pauta
17 - Requerimento nº 983 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe acerca da possibilidade de serem demarcadas vagas de estacionamento exclusivo para motocicletas na Rua Virgílio Pagnozzi, no trecho compreendido entre a Rua Monte Castelo e a Avenida José Bonifácio, medida que visa melhorar a organização do tráfego, otimizar o uso do espaço público e oferecer maior segurança aos motociclistas e pedestres.
Incluído na Pauta
18 - Requerimento nº 984 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe acerca da possibilidade de serem promovidas melhorias na sinalização viária, especialmente na demarcação de solo, na Rua Monte Castelo, no trecho compreendido entre a Rua Magid Zacarias e a Rua Nossa Senhora Aparecida, visando aumentar a segurança no trânsito, garantir melhor orientação aos condutores e pedestres e contribuir para a organização da mobilidade urbana.
Incluído na Pauta
19 - Requerimento nº 985 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe acerca da possibilidade de implantação de faixa de pedestres na esquina da Rua Monte Castelo com a Rua Magid Zacarias, considerando que, nas imediações, residem numerosos idosos que enfrentam dificuldades de locomoção e risco de atropelamento. Tal medida visa proporcionar mais segurança e acessibilidade, além de promover o respeito às normas de trânsito e à prioridade do pedestre.
Incluído na Pauta
20 - Requerimento nº 986 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe acerca da possibilidade de implantação de obstáculo redutor de velocidade na Rua Monte Castelo, no trecho compreendido entre a Rua Frei Perin e a Rua Fioravante. Ressalta-se que, naquele local, há um supermercado de grande movimentação, e é frequente o trânsito de veículos em velocidade superior ao permitido, colocando em risco a segurança de pedestres e demais usuários da via.
Incluído na Pauta
21 - Requerimento nº 987 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma de obras a execução de serviços de limpeza na Rua Tupã, nas proximidades da Rua Fidélis Paulino de Arruda, especialmente na praça situada em frente à Escola Técnica Prof.ª Izaura Sampaio. Tal medida visa garantir a adequada manutenção do espaço público, promovendo um ambiente mais seguro, limpo e agradável para estudantes, moradores e transeuntes.
Incluído na Pauta
22 - Requerimento nº 988 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma municipal o conserto da iluminação do campo de futebol da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, considerando que o local sedia diversos projetos promovidos pelo município e é amplamente utilizado pela comunidade. A medida é fundamental para assegurar a continuidade das atividades, promover a integração social e incentivar a prática esportiva.
Incluído na Pauta
23 - Requerimento nº 989 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma municipal a execução de recapeamento asfáltico, bem como a substituição das atuais lâmpadas a vapor por lâmpadas de LED na Rua Itália. Tais medidas visam promover melhor qualidade na infraestrutura viária, segurança no trânsito e eficiência energética, beneficiando diretamente os moradores e usuários da via.
Incluído na Pauta
24 - Requerimento nº 990 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma municipal a execução de recapeamento asfáltico, bem como a realização de limpeza nos terrenos situados na Rua Fernão Dias, entre a Rua Martin Afonso e a linha férrea, tendo em vista a presença de acúmulo de sujeira e mato alto no local. Tais medidas são fundamentais para garantir a higiene, a segurança e a qualidade de vida dos moradores e transeuntes da região.
Incluído na Pauta
25 - Requerimento nº 991 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma municipal a desobstrução da viela situada na Rua Fernão Dias, altura do nº 502, considerando que a presença de vegetação excessiva impede a utilização do local por pedestres, dificultando o acesso seguro ao Jardim Santa Clara. A medida é essencial para garantir a segurança e a mobilidade da comunidade local.
Incluído na Pauta
26 - Requerimento nº 992 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe se consta no cronograma do município a previsão de roçagem, varrição e limpeza em geral nas vias do Bairro Santa Luzia. Tais medidas são fundamentais para garantir a higiene urbana, a segurança dos munícipes e a qualidade de vida da comunidade local.
Incluído na Pauta
27 - Requerimento nº 993 de 2025
Processo: -
Autor: Pedro Trabuco
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que informe a este Vereador se existe alguma sobra de terreno no Conjunto Habitacional Florindo Tabachi. Caso exista, que sejam informadas as medidas da referida área.
Incluído na Pauta
28 - Requerimento nº 994 de 2025
Processo: -
Autor: Pedro Trabuco
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que informe a este Vereador se existe alguma previsão ou estudo para construção de galeria no Bairro Iandara.
Incluído na Pauta
29 - Requerimento nº 995 de 2025
Processo: -
Autor: Pedro Trabuco
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que informe a este Vereador o número de pacientes que foram atendidos no Posto de Saúde do Jardim Santa Clara, informando também os nomes dos pacientes e os exames que foram solicitados pelos médicos.
Incluído na Pauta
30 - Requerimento nº 996 de 2025
Processo: -
Autor: Pedro Trabuco
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que informe a este Vereador se há previsão para a entrega dos móveis destinados ao Centro Comunitário do Jardim Santa Clara, visando assegurar o adequado funcionamento do espaço e a plena realização das atividades comunitárias em benefício da população local.
Incluído na Pauta
31 - Requerimento nº 997 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, informações junto à Secretaria de Administração, a saber: 1. A quantidade de servidores municipais aposentados pela Prefeitura de Dracena, através do FAPEN. 2. A relação nominal de todos esses servidores aposentados que recebem o cartão alimentação no valor de R$ 167,00 (cento e sessenta e sete reais).
Incluído na Pauta
32 - Requerimento nº 999 de 2025
Processo: -
Autor: Danilo Ledo dos Santos
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, informações sobre as providências previstas para correção do desnível no pavimento da Rua Maria Aparecida da Silva Félix, no bairro Nossa Senhora Aparecida, considerando que tal irregularidade provoca frequente acúmulo de água, aumentando o risco de proliferação de mosquitos transmissores da dengue e comprometendo a segurança e a saúde dos moradores.
Incluído na Pauta
33 - Requerimento nº 1001 de 2025
Processo: -
Autor: Juliano Brito Bertolini
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, informações a saber: Como está o andamento para a propositura da Indicação de número 204/2025 produzida por este vereador sobre a possibilidade de concessão do cartão alimentação para professores substitutos? O cartão alimentação é concedido a todo servidor que exerce seu dia de serviço e, neste caso, o professor substituto não têm recebido tal benefício pois não está contemplado na Lei municipal e se o professor titular houvesse exercido o ofício, naturalmente receberia o benefício do cartão alimentação.
Incluído na Pauta
34 - Requerimento nº 1002 de 2025
Processo: -
Autor: Milton Polon
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, informações quanto à execução dos serviços de estacionamento rotativo (Zona Azul) prestados pela empresa DPark: 1. Tem sido cumprido o item 9.2, da Cláusula Nona do Contrato firmado? 2. Têm sido cumpridos os itens 18.2, 18.3 e 18.4, do tópico “Da Auditoria e Gerenciamento” do Termo de Referência do processo licitatório?
Incluído na Pauta
35 - Requerimento nº 1003 de 2025
Processo: -
Autor: Luis Antônio (Farinha Dekka)
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe o que segue: • Há previsão de providências quanto à realização de limpeza na área pertencente à Prefeitura, localizada na Rua Fagundes Varela, nº 383, no Jardim Brasilândia? Ressaltamos que nas proximidades desse espaço encontra-se a EMEI Teresinha Cacilda Tanganini Boa Sorte, sendo de extrema importância zelar pela segurança e bem-estar das crianças e de toda a comunidade, considerando que o local tem sido utilizado por alguns munícipes para consumo de substâncias ilícitas.
Incluído na Pauta
36 - Requerimento nº 1004 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Requeremos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, que nos informe: • Há previsão para substituição das lâmpadas de iodo por lâmpadas de LED nas ruas do Jardim Planalto? Salientamos que moradores têm relatado que diversas vias do bairro apresentam baixa iluminação, especialmente as ruas principais, o que compromete a segurança e o bem-estar da população local.
Incluído na Pauta
37 - Requerimento nº 1005 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Requeiro a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, ouvido o douto plenário, juntamente com o setor competente, solicitando informações acerca da possibilidade de contratação dos serviços da EMDAEP (Empresa Municipal de Desenvolvimento e Água e Esgoto de Dracena) para realizar serviços de perfilamento e recapeamento em ruas que necessitam de reparos urgentes no município. Considerando que diversas vias públicas encontram-se em condições críticas, oferecendo risco à segurança de motoristas e pedestres, é de extrema importância que a Administração Municipal avalie a viabilidade de utilização da EMDAEP para executar de forma ágil e eficiente os serviços de manutenção e recapeamento, garantindo melhor trafegabilidade e segurança para a população.
Incluído na Pauta
38 - Indicação nº 564 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Indicamos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, juntamente ao setor competente, que sejam realizadas novas remarcações no asfalto da via marginal José Rugani, sentido ao campus da UNESP, visando melhorar a sinalização e a segurança do trânsito.
Incluído na Pauta
39 - Indicação nº 565 de 2025
Processo: -
Autores: Marcos do Lanche, Edivaldo Caetano de Souza
Turno:
Indicamos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que seja realizado estudo visando à equiparação da carga horária dos servidores ocupantes do cargo de Assistente Social, tendo em vista que, em concursos distintos, foram realizadas contratações com jornadas de 20 (vinte) e 30 (trinta) horas semanais, ambas com o mesmo padrão remuneratório. Tal medida visa assegurar a isonomia entre os profissionais, bem como promover maior equilíbrio nas condições de trabalho.
Incluído na Pauta
40 - Indicação nº 566 de 2025
Processo: -
Autor: Lourival Alves
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente a realização de inspeção técnica visando avaliar a possibilidade de retirada de uma árvore situada na Rua Narciso Conceição Gesteiro, nº 222, esquina com a Rua Gerson Fernandes de Souza. Segundo relato do morador, já houve contato com a concessionária de energia elétrica, a qual informou sobre a necessidade de remoção da árvore em razão do elevado risco de queda, medida esta que visa preservar a segurança dos munícipes e prevenir danos materiais.
Incluído na Pauta
41 - Indicação nº 567 de 2025
Processo: -
Autor: Lourival Alves
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente a substituição das atuais lâmpadas a vapor por lâmpadas de LED na Rua Messias Ferreira da Palma, no trecho compreendido entre a Rua Marechal Rondon e a Rua Edgar Sampaio. A medida contribuirá para a melhoria da iluminação pública, proporcionando mais segurança aos moradores e transeuntes, além de gerar economia de energia e reduzir custos de manutenção.
Incluído na Pauta
42 - Indicação nº 568 de 2025
Processo: -
Autores: Edivaldo Caetano de Souza, Marcos do Lanche
Turno:
Indicamos a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, juntamente com o setor competente, que sejam realizadas limpezas nas áreas verdes da ESF Doutor Luiz Alencar de Moraes (Posto do bairro Frei Moacir I) e do Centro de Saúde I Dr. Takashi Enokibara, em razão de o mato estar muito alto em ambos os locais.
Incluído na Pauta
43 - Indicação nº 569 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente a instalação de placa informativa com a denominação oficial do Parque do Bosque, localizado no Jardim Brasilândia, que leva o nome de Carlos Alves da Silva (Branco). Atualmente, não há qualquer placa que identifique o nome do espaço, fato que dificulta a valorização da homenagem e o reconhecimento da população. Aproveito para solicitar, ainda, que sejam avaliadas e executadas melhorias no local, visando oferecer melhores condições de uso e lazer à comunidade. A instalação de placa com a denominação oficial é medida simples, de baixo custo e grande importância para a preservação da memória e identidade cultural do município, além de facilitar a localização e o reconhecimento do espaço público. As melhorias contribuirão para tornar o parque mais atrativo, seguro e funcional para os moradores e visitantes.
Incluído na Pauta
44 - Indicação nº 570 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente a execução de serviços de perfilamento ou recapeamento na Avenida Castro Alves, localizada no Bairro Metrópole. Trata-se de um dos asfaltos mais antigos de Dracena, construído com ótima qualidade pela empresa Construterra. Contudo, com o passar dos anos e o aumento significativo no fluxo de veículos, a via tornou-se um importante acesso da cidade, apresentando pontos de desgaste que comprometem a trafegabilidade e a segurança. A Avenida Castro Alves, além de seu valor histórico para a infraestrutura de Dracena, é fundamental para a mobilidade urbana. A realização de melhorias garantirá maior conforto, segurança e durabilidade ao pavimento, preservando a boa qualidade do acesso e atendendo às demandas da população que utiliza diariamente a via.
Incluído na Pauta
45 - Indicação nº 571 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine a execução de serviços de perfilamento ou recapeamento na Avenida Joaquim André, localizada no Bairro Metrópole. A via conta com pavimento antigo e de qualidade, também realizado pela empresa Construterra. Com o passar dos anos, tornou-se um importante corredor de acesso na cidade, recebendo intenso fluxo de veículos, o que ocasionou desgastes no asfalto e necessidade de intervenção para garantir melhores condições de tráfego. A Avenida Joaquim André possui relevância tanto para a mobilidade urbana quanto para a valorização do bairro. A execução de melhorias no pavimento proporcionará maior segurança, conforto e durabilidade, preservando a função estratégica dessa importante ligação viária de Dracena.
Incluído na Pauta
46 - Indicação nº 572 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente que manifeste novamente, junto à direção do Banco do Brasil, o interesse do Município em adquirir as instalações do prédio localizado na Avenida Presidente Roosevelt, que por muitos anos abrigou a Nossa Caixa Nosso Banco e, posteriormente, o Banco do Brasil. O imóvel permanece fechado, com o letreiro já retirado, e sem qualquer utilização desde que o Banco do Brasil suspendeu todo o serviço de caixas eletrônicos que ali funcionava. Em 2023, a Prefeitura já havia formalizado interesse na aquisição, inclusive por meio de decreto de utilidade pública, mas a negociação não avançou. É importante destacar que várias prefeituras já conseguiram incorporar imóveis de instituições bancárias desativadas por meio deste instrumento legal, garantindo a destinação para serviços de interesse público.
Incluído na Pauta
47 - Indicação nº 573 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente da EMDAEP a realização de uma divulgação ampla e intensiva, por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura e da própria autarquia, sobre o prazo para adesão ao parcelamento de contas de água atrasadas. O prazo para regularização se encerra em 29 de agosto de 2025, e contempla débitos acumulados até 31 de dezembro de 2024. A medida visa assegurar que todos os munícipes tenham ciência da possibilidade de parcelamento, evitando surpresas e garantindo o acesso a esse benefício de forma ampla e transparente. A divulgação adequada é essencial para informar a população sobre oportunidades de regularização de débitos e prevenir transtornos decorrentes de contas em atraso. Com ampla comunicação, a EMDAEP poderá atender melhor seus usuários, garantindo que todos tenham a chance de usufruir do parcelamento dentro do prazo estipulado.
Incluído na Pauta
48 - Indicação nº 574 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente a realização de estudos e planejamento para utilização do terreno de propriedade do Município, localizado próximo ao Poupatempo, visando futuros investimentos e melhorias para a cidade. A área já foi utilizada no passado para armazenagem de máquinas e caminhões do antigo almoxarifado e, atualmente, encontra-se à disposição para novos projetos. Entre as possibilidades apontadas estão: • Construção de um almoxarifado central da Prefeitura; • Construção de barracão para abrigar as ambulâncias municipais; • Implantação da sede própria da EMDAEP; • Outras iniciativas de interesse público que possam atender às demandas da população. Cabe destacar que, quando da construção do Poupatempo, há aproximadamente 10 anos, o terreno foi reservado para a instalação de um prédio do INSS, projeto que não se concretizou.
Incluído na Pauta
49 - Indicação nº 575 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine à Comissão Organizadora das comemorações dos 80 anos da cidade, que providenciem a realização de uma homenagem especial aos ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-vereadores e ex-secretários que estão vivos. A celebração do 80º aniversário de Dracena, a ser realizada em 8 de dezembro de 2025, representa um momento de valorização da história, da memória e das pessoas que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do município. Reconhecer aqueles que desempenharam papéis importantes na administração pública é uma forma de resgatar a história, valorizar o serviço prestado e inspirar futuras gerações.
Incluído na Pauta
50 - Indicação nº 576 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente a contratação dos serviços da EMDAEP (Empresa de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação de Dracena) para a realização de perfilamento e recapeamento em ruas do município que necessitam de manutenção, garantindo melhores condições de tráfego e segurança para os moradores. Diversas vias do município apresentam desgastes no pavimento, comprometendo a mobilidade urbana e a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. A atuação da EMDAEP, com experiência em serviços de pavimentação e manutenção de ruas, permitirá uma execução eficiente e de qualidade, preservando a infraestrutura viária e atendendo de forma adequada às demandas da população.
Incluído na Pauta
51 - Indicação nº 577 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, que determine ao setor competente a pintura de solo na cor vermelha na Rua Natal Chiari, que faz a ligação entre os Bairros Frei Moacir II e Vitória Régia. A via é amplamente utilizada por moradores para caminhadas e atividades físicas, sendo importante reforçar a sinalização visual para aumentar a segurança de pedestres e ciclistas, destacando a área de circulação e alertando motoristas sobre o tráfego de pessoas. A pintura de solo em cor vermelha contribuirá para a melhor identificação da via como espaço de uso compartilhado, garantindo maior segurança para os pedestres que a utilizam diariamente, além de valorizar o bairro e organizar o tráfego local.
Incluído na Pauta
52 - Indicação nº 578 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, juntamente com o setor competente, que determine a instalação de lâmpadas LED nas seguintes ruas do Bairro Frei Moacir II: • Américo Boni; • Natal Chiari; • Olyrio Lorençon; • Hermes Gustavo Guzoni; • Pedro Aparecido da Silva; • João Procópio Neves; • Moacyr de Azevedo Nogueira; • Júlio César Fabbro. A substituição da iluminação existente por lâmpadas LED proporciona maior eficiência energética, economia para os cofres públicos, melhor visibilidade noturna e mais segurança para pedestres e motoristas. A implantação da iluminação moderna contribuirá para a valorização das ruas e a qualidade de vida da população local.
Incluído na Pauta
53 - Indicação nº 579 de 2025
Processo: -
Autor: Victor Palhares
Turno:
Indico a Sra. Prefeita, de acordo com o Regimento Interno desta egrégia Casa de Leis, juntamente com o setor competente, que determine a instalação de lâmpadas LED nas seguintes ruas e áreas de lazer do Jardim Bortolato II: • Vicentina Falvo Parra; • Ilírio Ortega Marçal; • Dr. Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes Júnior; • Adelino Rosseto; • Professor Félix Alguz; • Sistema de Lazer Victório Cavallo; • Sistema de Lazer Angelo Tolardo. A instalação de lâmpadas LED contribui para maior eficiência energética, economia para os cofres públicos, melhor visibilidade noturna e aumento da segurança para pedestres e motoristas. Além disso, a iluminação moderna valoriza as ruas e áreas de lazer, incentivando o uso seguro dos espaços pela comunidade.
Incluído na Pauta
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Requerimento nº 1011 de 2025
Processo: -
Autores: Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Castilho Soares, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL ao Projeto de Lei nº 066, de 14/08/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre alteração do parágrafo único do artigo 1º, bem como o artigo 2º, ambos pertencentes à Lei nº 4.068, de 15.08.2012 e dá outras providências
Não informada
2 - Projeto de Lei nº 66 de 2025
Processo: -
Autor: Poder Executivo - Prefeito(a)
Turno:
Dispõe sobre alteração do parágrafo único do artigo 1º, bem como o artigo 2º, ambos pertencentes à Lei nº 4.068, de 15.08.2012 e dá outras providências.
Não informada
3 - Requerimento nº 1012 de 2025
Processo: -
Autores: Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Castilho Soares, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL ao Projeto de Lei nº 067, de 14/08/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre alteração do parágrafo único do artigo 1º, bem como o artigo 2º, ambos pertencentes à Lei nº 4.020, de 19.04.2012 e dá outras providências
Não informada
4 - Projeto de Lei nº 67 de 2025
Processo: -
Autor: Poder Executivo - Prefeito(a)
Turno:
Dispõe sobre alteração do parágrafo único do artigo 1º, bem como o artigo 2º, ambos pertencentes à Lei nº 4.020, de 19.04.2012 e dá outras providências.
Não informada
5 - Requerimento nº 1013 de 2025
Processo: -
Autores: Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Castilho Soares, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL ao Projeto de Resolução nº 008, de 18/08/2025, de autoria do Mesa Diretora, que dispõe sobre concessão de Licença a Vereador nos termos de seu requerimento (licença ao Vereador Eduardo Henrique da Palma para tratamento de saúde por 90 dias)
Não informada
6 - Projeto de Resolução nº 8 de 2025
Processo: -
Autor: Mesa Diretora da Câmara Municipal
Turno:
Dispõe sobre concessão de Licença a Vereador nos termos de seu requerimento (licença ao Vereador Eduardo Henrique da Palma para tratamento de saúde por 90 dias)
Não informada
7 - Requerimento nº 1014 de 2025
Processo: -
Autores: Amilton Aires de Alencar, Danilo Ledo dos Santos, Edivaldo Caetano de Souza, Juliano Brito Bertolini, Lourival Alves, Luis Antônio (Farinha Dekka), Marcos do Lanche, Milton Polon, Pedro Trabuco, Rodrigo Castilho Soares, Rodrigo Rossetti Parra, Victor Palhares
Turno:
REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL ao Projeto de Lei Complementar nº 019, de 15/08/2025, de autoria do Poder Executivo, que revoga dispositivos da Lei Complementar 50 de 17 de outubro de 1995 e dá outras providências.
Não informada
8 - Projeto de Lei Complementar nº 19 de 2025
Processo: -
Autores:
Turno:
Revoga dispositivos da Lei Complementar 50 de 17 de outubro de 1995 e dá outras providências
Não informada
9 - Projeto de Resolução nº 7 de 2025
Processo: -
Autor: Mesa Diretora da Câmara Municipal
Turno:
Aprova o Manual de Patrimônio da Câmara Municipal de Dracena, dispõe sobre sua vigência, publicação e dá providências correlatas.
Não informada